O curso gratuito para formação de cuidadores de idosos será realizado pelo Conselho Municipal da Pessoa Idosa (CMPI), em parceria com a Secretaria Municipal do Trabalho e Assistência Social (Semtas). As inscrições podem ser feitas gratuitamente no dia 23 de novembro, no Centro Municipal de Trabalho e Empreendedorismo do Alecrim, localizado na Av. Pres. Bandeira, 765 - Alecrim, das 8h30 às 16h30.


Podem participar pessoas maiores de 18 anos, com ensino fundamental I completo, interessadas em atuar como cuidador de idosos, como também familiares de pessoas idosas, residir preferencialmente em Natal, com ou sem experiência na área. É necessário comparecer para a inscrição com xerox e originais do comprovante de residência, declaração de escolaridade, documento com foto RG, CPF ou CNH.  As aulas estão previstas para começarem no dia 27 de novembro. O curso será totalmente gratuito e financiado com recursos arrecadados na Campanha Restitua Amor, promovida pela Prefeitura de Natal e parceiros, por meio da destinação do Imposto de Renda.

Segundo a secretária da Semtas, Ana Valda Galvão, o curso prevê criar condições para o desenvolvimento de competências que auxiliem na prática de atividades relacionadas com o cuidado da pessoa idosa com qualidade, responsabilidade e segurança. “Compreendemos a importância de capacitar pessoas para a formação de cuidadores, que irá proporcionar mais qualidade de vida aos idosos da cidade, Seja em Instituições de Longa Permanência para a Pessoa Idosa (ILPIs) ou no domicílio familiar da pessoa idosa, o cuidador se tornou essencial no desafio de favorecer um envelhecimento mais saudável, além, de proporcionar o lidar bem com o idoso, o curso contribui ainda para a geração de emprego e renda”, afirmou. 


Constam no programa temas como envelhecimento humano; saúde do idoso, alimentação e nutrição; comunicação, lazer, recreação; noções de primeiros socorros; principais doenças decorrentes do envelhecimento; higiene, conforto, afeto e qualidade de vida; saúde do cuidador; postura profissional, legislação trabalhista e Estatuto do Idoso; políticas e legislações voltadas para a garantia e promoção dos direitos da pessoa idosa, cuidados com idosos em instituições de longa permanência e residencial. 

As aulas acontecerão nas dependências do Núcleo de Desenvolvimento Social, (NDS), empresa que venceu o edital de chamamento público n.º 01/2023, que fica localizada na R. José Farache, 1420 - Lagoa Seca, na zona sul da capital, no turno noturno (das 18:30 às 21:30).


A presidente do Conselho Municipal da Pessoa Idosa, Vanda Laylla, ressalta que o segmento está em expansão e é fundamental para promover acolhimento para as pessoas idosas. “O cuidador de idoso é fundamental para garantir que as pessoas idosas tenham uma vida mais saudável e segura. Pensando numa melhor prestação do serviço ao público 60+, o CMPI lança as inscrições para o curso cuidador de idoso, cujo objetivo é capacitar profissionais e familiares que atendam às necessidades das pessoas idosas em diferentes situações”, comentou. 

Do curso

O curso de capacitação terá carga horária de 180 horas, de segunda a sexta-feira, com carga horária diária de 4 horas, distribuídos em 45 encontros. 

Quaisquer esclarecimentos poderão ser obtidos por meio de representante da Comissão do Curso de Cuidador, localizada na Casa dos Conselhos, que fica na Rua Gustavo Guedes, 1814, Cidade Jardim, bairro de Capim Macio ou pelo telefone: (84) 3232-2895.