Convidado especial das comemorações do Dia da Consciência Negra, o rabequeiro, cantor, compositor e mestre de maracatu-rural Maciel Salú participa de debate e faz pocket show neste sábado (18), no Espaço Cultural Ruy Pereira (Centro Histórico). A programação é organizada pela Prefeitura do Natal, através da Secretaria de Cultura (Secult-Funcarte). Também terá o Zambê do Mestre Marcelo Pernambuquinho (Tibau do Sul) na segunda-feira (20), encerrando a programação especial.

Militante das tradições populares e de uma das famílias mais expressivas na cultura popular de Pernambuco, Maciel Salú é filho do conhecido Mestre Salustiano (1945-2008) e o nome mais expressivo da rabeca pernambucana em sua geração.

A programação no sábado começa às 18h com Mesa Redonda com Maciel Salú e o jornalista Hugo Vieira (Tv Tropical) e na sequência um pocket show do artista pernambucano Salu, que apresenta seu último trabalho “Ogum”, com forte referência da cultura afro-indígena brasileira. Nele, o artista pernambucano apresenta sua homenagem em forma de canção a seu orixá, que é responsável por ensinar aos homens a caça, o trabalho com o ferro e as artes da forja e da guerra.

“Em Ogum, a gente traz um pouco mais das peles, do Ilú, das congas, da alfaia. Na música-título, uma guitarra e um baixo fazem parte do arranjo, que traz elementos de terreiro, mas com outra roupagem. Os arranjos são construídos por mim e pelos integrantes da banda”, explica Maciel.

SEGUNDA-FEIRA COM ZAMBÊ
Na segunda-feira (20) a programação especial em comemoração ao Dia da Consciência Negra segue no Espaço Cultural Ruy Pereira com o Seminário Axó, a Tradição das Roupas de Axé (2ª edição)  e Judson Bezerra, com mediação de Yara Costa (Secretária Municipal de Igualdade Racial), a partir das 18h30.

Na sequência é a vez do Zambê do Mestre Marcelo Pernambuquinho (Tibau do Sul) se apresentar encerrando a programação elaborada pela Prefeitura do Natal dentro da programação do Natal em Natal.