Nesta sexta-feira, 1º de dezembro, acontece a II Mostra de Artes e Cultura promovida pelo Centro de Atenção Psicossocial Dr. André Luís (CAPS III Leste), que nesta edição tem como tema “A arte e a cultura como instrumento na promoção à saúde”. O evento é uma realização da Prefeitura do Natal e da Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Coordenação de Saúde Mental, e acontece na sede do CAPS III Leste, localizado na Rua Mipibu, 404, no bairro de Petrópolis, das 9h às 12h.

Luís Fernando Pires dos Santos, coordenador de saúde mental do município de Natal, destaca que a ação tem a intenção de garantir o exercício da cidadania e a inclusão social dos usuários dos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) e de seus familiares com a sociedade. “Os CAPS surgiram no contexto da Reforma Psiquiátrica e da Luta antimanicomial, sendo um serviço que se propõe a mudar o centro do cuidado da internação, da exclusão, para o cuidado em liberdade, com promoção da autonomia. Então a importância dessa ação é reforçar que o trabalho dos CAPS são feitos também extramuros, para promover a integração dos usuários e combater o estigma da loucura”.

A Mostra, contará com diversas atividades artísticas e culturais, como apresentações musicais, dança, artesanato, pintura, entre outras. “Conciliar a arte e cultura aos cuidados com a saúde mental intensifica processos de socialização, autonomia e protagonismo dos usuários, além de ser uma atividade terapêutica que contribui com a reinserção familiar, bem como a recuperação das próprias habilidades, melhorando sua qualidade de vida.”, comenta Flávio Medeiros, diretor do CAPS III Leste, sobre a ação.

CAPS III Leste

O CAPS III Leste é um serviço de saúde que integra a Rede de Atenção Psicossocial (RAPS) no município de Natal. O serviço tem caráter aberto e comunitário e atende pessoas com sofrimento psíquico intenso ou transtorno mental grave, que se encontram em situações de crise ou em processos de reabilitação psicossocial. O serviço funciona de segunda a sexta, das 8h às 17h, na Rua Mipibu, 404, no bairro de Petrópolis.

II Mostra de Artes e Cultura do CAPS III Leste
Data: 1 de dezembro de 2023
Horário: das 9h às 12h
Local: CAPS III Leste  –  Rua Mipibu, 404 – Petrópolis. Telefone para contato: 3232-8575.