Visando a estruturação e fortalecimento das ações do programa Rondas de Proteção Escolar (ROPE), nos estabelecimentos de ensino da Rede Municipal, na tarde desta sexta-feira (22), o prefeito Álvaro Dias, ao lado do comandante da Guarda Municipal, Rozivam Valle da Costa, entregou quatro novas viaturas à instituição, em solenidade realizada no Palácio Felipe Camarão, sede da Prefeitura.

“É um momento muito importante que estamos vivenciando agora com mais esta entrega de novas viaturas à Guarda Municipal. Quero ressaltar, que continuaremos buscando recursos para melhorar ainda mais a infraestrutura da instituição para que os guardas municipais possam continuar trabalhando melhor e contribuindo com a segurança do povo da cidade do Natal. Parabenizo a todos os agentes pelo trabalho de excelência realizado junto às comunidades, ao município”, disse o prefeito Álvaro Dias.

Por meio da Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Social (Semdes), a prefeitura do Natal foi contemplada em todos os últimos editais do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) que disponibilizam recursos para Estados e Municípios através do Fundo Nacional de Segurança Pública (FNSP). Somente este ano, mais de R$ 2 milhões já foram investidos pela gestão municipal na Instituição.

“A entrega de novas viaturas para a Guarda Municipal melhora a capacidade de resposta a incidentes, fortalece a presença da segurança pública na comunidade e promove um ambiente mais seguro e coeso para os moradores das quatro regiões de Natal”, completa o comandante Rozivam Valle.

ROPE
Atuando desde 1991, a Guarda Municipal tem se consolidado, através de muito trabalho e investimento, como uma das principais forças da Segurança Pública do Rio Grande do Norte.

A Ronda de Proteção Escolar (ROPE) atua 24h direcionada às unidades de ensino de Natal, em três frentes distintas e integradas: patrulhamento; planejamento e segurança de eventos promovidos pelas escolas; e ações sociais preventivas com palestras e informações de maneira lúdica.

“As 146 unidades de ensino de Natal são muito bem cuidadas e amparadas pela Guarda Municipal, através deste programa de proteção escolar. Quero aqui externar meu sentimento de gratidão à secretária da Semdes, Sheila Azevedo, e a toda Guarda Municipal, por realizar um trabalho maravilhoso e eficaz em nossas escolas municipais”, ressaltou a secretária de educação, professora Cristina Diniz.