A Prefeitura do Natal, por meio da Secretaria de Mobilidade Urbana, prossegue com ações dentro do Maio Amarelo. Nesta semana (14), os educadores de trânsito da STTU levaram palestra sobre a paz e a segurança no trânsito para as pessoas idosas do Centro de Convivência Marly Sarney.

O Centro de Convivência tem como objetivo prestar serviços que proporcionem o desenvolvimento de atividades que colaborem para um envelhecimento saudável, gerando autonomia e fortalecimento de vínculos familiares e da sociabilidade.

Durante o encontro, educadores da STTU abordaram diversos cenários vividos pelos idosos no dia a dia, seja como pedestre, condutores ou passageiros de veículos.

De acordo com a pedagoga Luzia Fernandes, do Departamento de Educação de Trânsito, “esse é um momento oportuno de provocar uma reflexão sobre a mobilidade da pessoa idosa. É importante compreender os limites postos pela idade, observar a saúde, não ter vergonha de solicitar ajuda e compreender o momento certo de parar de dirigir ou pilotar.”


MAIO AMARELO

O Movimento Maio Amarelo foi criado pelo Observatório Nacional de Segurança Viária no ano de 2014 com a proposta de chamar a atenção da sociedade para o alto índice de mortos e feridos no trânsito em todo o mundo.

Foi instaurado com base em uma resolução da Assembleia Geral das Nações Unidas que definiu o período entre 2011 e 2020 como a “Década de Ações para a Segurança no Trânsito”. O mês de maio foi escolhido por ter sido o mês em que a resolução da ONU foi publicada, em 11 de maio de 2011.