Uma parceria entre a Secretaria de Mobilidade Urbana, a Companhia Brasileira de Trens Urbanos, o Departamento Estadual de Trânsito do RN, o Departamento Nacional de Infraestrutura e o Programa Vida no Trânsito movimentou os usuários dos Veículos Leves Sobre Trilhos nesta semana dentro da programação do Maio Amarelo em Natal.
A iniciativa realiza ações voltadas para conscientizar os usuários do VLT sobre segurança no trânsito, com o objetivo de reduzir os números de vítimas por sinistros de trânsito. Através da música e do teatro, os educadores informaram sobre os cuidados durante as viagens.
Na ação, foram distribuídos também panfletos sobre segurança no trânsito, material educativo voltado para as crianças, além de interação com os passageiros através de fotos sobre a campanha.
Um outro foco da campanha foi conscientizar sobre os riscos de colisões entre veículos e os trens da CBTU nas áreas de interseções com o sistema viário da cidade. É importante que os condutores de veículos estejam atentos às áreas de travessia com a via férrea. Pois, de fato, o tamanho, o peso e a resistência dos materiais empregados nos Veículos Leves de Superfície são superiores quando comparados aos carros particulares.
A placa “Pare, Olhe e Escute” continua bem atual e é a sinalização mais importante junto com a cancela. Luzes, alertas sonoros e a sinalização horizontal. Para reduzir os riscos e a gravidade do sinistros, os operadores do VLTS reduzem a velocidade e buzinam em cada trecho onde cruza com o sistema viário urbano.