Nesta terça-feira (8), aconteceu o encontro do Cli + Vida, projeto pensado na saúde de mulheres com sintomas do climatério e menopausa do município. Os encontros acontecem na Policlínica Norte e visam garantir o bem-estar das natalenses nesta fase de transição na vida reprodutiva.

O Cli + Vida é direcionado para mulheres com idade a partir dos 40 anos, realizando atividades que focam também no climatério, etapa anterior à menopausa. De agosto de 2024 até a edição do mês de abril, cerca de 80 usuárias foram atendidas pelo projeto e puderam contar com orientação nutricional, acompanhamento ginecológico, bem como acolhimento para diminuir o estresse causado pelas transformações físicas e emocionais, além de ações voltadas a melhorar a qualidade de vida do público feminino passando por estas fases.

O encontro deste mês contou com roda de conversa ofertada pelas nutricionistas da Policlínica Norte, discutindo sobre como realizar a leitura correta do rótulo nutricional dos alimentos. O dia teve também a presença da profissional de Educação Física da Academia de Saúde Pajuçara, Teresa Cristina, que falou sobre a importância da atividade física no climatério e da campanha Abril Verde, que incentiva o combate ao sedentarismo.

“As pacientes participam primeiro da roda de conversa com as nutricionistas, que vão abordar dicas de nutrição para a faixa etária, como alimentação pode ajudar a minimizar os sintomas do climatério e da menopausa. Depois recebem orientações e troca de experiências. Por último são encaminhadas para o acolhimento médico para realização do atendimento, solicitação de exames e acompanhamento”, detalhou Danielle Karine, nutricionista, chefe da Atenção Básica do Distrito Norte II e idealizadora do projeto.

Os encontros do Cli + Vida são realizados uma vez ao mês, na segunda terça-feira de cada mês, na Policlínica Norte. As natalenses que tiverem interesse em se inscrever para participar do projeto podem procurar a sede do Distrito Sanitário Norte II, localizada na Av. Florianópolis, S/N, no bairro Potengi, de segunda a quinta-feira, das 8h às 12h e 13h às 16h, e nas sextas-feiras, das 8h às 12h.

A menopausa corresponde ao período que marca o último ciclo menstrual e varia de acordo com o organismo de cada mulher, geralmente acontecendo entre os 45 e 55 anos. Pode causar alterações não só na capacidade reprodutiva, como também na libido, aparência de unhas, pele e cabelo, humor e sensação intensa de calor no corpo.