O melhor bloco do Carnaval Multicultural 2019, prêmio conquistado na 3ª edição do Prêmio Dosinho, comemora 10 anos neste ano de 2020. Trata-se do Galo dos Perturbados, agremiação carnavalesca sediada no Centro Histórico. O Galo sairá tradicionalmente na terça-feira (25) gorda e percorrerá as principais vias da Cidade Alta, embalada por uma banda de 40 músicos.

A concentração no Bar do Naldo inicia às 14 horas, com a apresentação do cantor Fabinho luz.  Em seguida, às 17h, a banda de frevo bota todo mundo para agitar. A saída do bloco está marcada para 18h. O itinerário do bloco compreende a praça André de Albuquerque, rua Ulisses Caldas, rua Vigário Bartolomeu/Gonçalves Lêdo, rua Apodi, rua Santo Antônio, rua Professor Zuza, avenida Rio Branco, rua Heitor Carrilho, rua Expedicionário Rodoval Cabral e finalmente de volta ao Bar do Naldo, na praça João Tibúrcio. Em todo o trajeto, batedores da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (STTU) orientarão o trânsito.

Como o show não pode parar, no retorno do Galo, a cantora Jaina Elne assumirá o palco e não deixará folião algum desanimar. A noitada será encerrada com o cantor Silverinha Kosta. “A expectativa é de aumento de foliões. Ano passado, o Galo saiu com três mil integrantes. Este ano, presumo que teremos de quatro a cinco mil. Confeccionamos 400 camisetas e o estoque está no fim. Isto não impede que qualquer pessoa possa participar. O bloco cresceu e hoje recebemos foliões das Rocas, Alecrim, Quintas, Cidade da Esperança, Felipe Camarão e Nazaré. O Galo não é mais apenas do Centro Histórico. É de toda Natal”, orgulha-se o idealizador Naldo Alves.

Para manter a tradição viva, a agremiação contará novamente neste ano com bonecos gigantes, caso do mascote do Galo dos Perturbados, do ex-Rei Momo Paulo Maux e do boneco Garçom: “Tudo começou numa brincadeira entre amigos. Logo se juntaram a mim os produtores culturais Pedro Abech e Waltenir Gordo. O nome Galo é uma referência ao galo da Igreja de Santo Antônio – um para-raio - e ao seu homônimo pernambucano, o Galo da Madrugada. O Galo dos Perturbados cresceu bem nutrido. Vamos comemorar os 10 anos com muita animação e em busca do bicampeonato”, projeta o carnavalesco.

O Galo dos Perturbados conta com o apoio da Prefeitura de Natal, por meio da Fundação Cultural Capitania das Artes (Funcarte) e da Secretaria Municipal de Cultura (Secult). Aliás, o Galo dos Perturbados foi um dos blocos selecionados na chamada pública para o Carnaval Multicultural 2020 da Funcarte/Secult.

Prévia
No sábado (22) do Carnaval Multicultural 2020, o Galo dos Perturbados fará uma prévia no Bar do Naldo, como um aperitivo para a terça-feira. A programação inicia às 19h, com o cantor Fabinho Luz, e às 22h Waldick Moral assume o palco.
“O carnaval de Natal vem crescendo a cada ano, com o incentivo da Prefeitura. Nos últimos tempos, surgiram novos blocos, que vieram agregar valor cultural ao carnaval. E o Galo briga por um terreiro maior para cantar mais alto”, sublinha Naldo Alves.