Cultura popular, dança e artes plásticas. A décima primeira edição “Cultura na Cidade” tem opções para todos os gostos e estilos. A cada semana, os potiguares podem conferir a produção de projetos patrocinados pela Prefeitura do Natal nos últimos anos através de Editais, Leis de Incentivo, Fundo Municipal de Cultura e conhecer o acervo permanente do Município. Lazer de qualidade no Youtube para a quarentena dos natalenses no endereço https://www.youtube.com/natalprefeitura.

 

Nesta semana, o público terá acesso à homenagem ao artista plástico Leopoldo Nelson, que aconteceu na sede da Secretaria de Cultura em 2019, com a presença de familiares e amigos. A exposição apresenta 26 obras do artista, entre pinturas em tinta a óleo, tinta acrílica e desenhos, além de três fotografias e um pôster de exposição na Suíça. Leopoldo Nelson nasceu em Natal em 1940 e faleceu precocemente em 1994. A mostra oferece ao público um pequeno e variado recorte da extensa obra artística deste médico neurologista e cientista, que escreveu seu nome na história da UFRN. 

 

A Dança também marca presença nesta edição do “Cultura na Cidade”, com o espetáculo “Promenade, a História da Dança”, realizado em 2016 dentro da programação do Natal em Natal. O roteiro e a coordenação do projeto são de Dimas Carlos, chefe do Núcleo de Dança da Secretaria de Cultura de Natal. 

 

A vida e obra do escultor potiguar Ambrósio Córdula (nascido em Acari) está em destaque na programação. O documentário é um registro dos saberes e fazeres deste ícone da Arte Santeira. Seus trabalhos executados em madeira com caraterísticas do estilo Barroco são reconhecidos em todo o Brasil. A obra faz parte do acervo do Museu de Cultura Popular Djalma Maranhão, administrado pela Secretaria de Cultura de Natal. 

 

A Dança do Boi de Reis fecha esta edição do Cultura na Cidade. O Boi de Reis do Mestre Gabriel, de Cabeceiras (Tibau do Sul), com uma apresentação do brincante e sapateador Mestre Cobrinha. Trata-se da Patrimônio Imaterial da nossa Cultura.