As tradições da Cultura Popular, artes plásticas, graffiti e o inédito acervo do Museu de Cultura Djalma Maranhão estão na 12ª edição do “Cultura na Cidade”, plataforma digital da Prefeitura do Natal. A cada semana, os potiguares podem conferir a produção de projetos patrocinados através de Editais, Leis de Incentivo e Fundo Municipal de Cultura administrados pela Secretaria de Cultura de Natal (Secult-Funcarte). Lazer de qualidade no Youtube para a quarentena dos natalenses no endereço https://www.youtube.com/natalprefeitura.

Nesta semana, o público terá acesso ao registro fotográfico das intervenções de graffiti na orla da praia de Ponta Negra. Através de Seleção Pública lançada pela Secretaria de Cultura de Natal, grafiteiros potiguares deram uma nova cara aos espaços públicos e turísticos do cartão postal da cidade.

O acervo do Museu de Cultura Popular Djalma Maranhão também ganha destaque nesta edição do Cultura na Cidade. O documentário sobre o artista Dimauri Lima - que produz esculturas tridimensionais em material de sucata – conta a trajetória e obra deste acariense que iniciou sua carreira como ajudante de mecânico e através da arte ganhou reconhecimento internacional.

Um dos grandes nomes da cultura popular do RN ganha espaço de destaque na programação semanal do Cultura na Cidade. O poeta Xexéu (João Gomes Sobrinho) nasceu em 1935 e começou ainda criança a improvisar rimas e a tomar gosto pela sonoridade das palavras.

Natural de Santo Antônio, Xexéu aprendeu a declamar e cantar assistindo a outros cantadores de viola. Recebeu o diploma de declamador de cultura popular e o certificado de Mestre, considerado Patrimônio Imaterial da Cultura Popular do RN e pertencente à Academia Norte-rio-grandense de Literatura de Cordel. O documentário é produto do Projeto Cordelíricas, aprovado pelo Fundo de Incentivo à Cultura (FIC) da Prefeitura do Natal.

Ainda dentro da Cultura Popular, está o registro do Boi de Reis Pintadinho, apresentado em vídeo documentário gravado no Espaço Cultural Museu do Vaqueiro e produzido pela Secretaria de Cultura de Natal (Secult-Funcarte). A religiosidade também se faz presente no vídeo “Novenário de Nossa Senhora da Conceição”. Gravado no Município de Afonso Bezerra, o registro compõe o acervo do Museu de Cultura Popular Djalma Maranhão.

O registro fotográfico (making off) da exposição de Renato Vale também faz parte da 12ª edição do Cultura na Cidade. Renato Vale nasceu em Recife em 1958, onde estuda desenho com Francisco Neves (1978), Chalita (1979) e desenho e pintura com Fernando Lúcio (1980). A partir de 1979, passa a dedicar-se exclusivamente à atividade artística. Trata-se de um nome de destaque nas artes plásticas com extensa vida artística e prêmios em exposições nacionais e concursos.