A Ronda de Proteção Escolar da Guarda Municipal do Natal (Rope/GMN) completa neste mês sete anos de serviços prestados na área de segurança preventiva direcionada às escolas públicas municipais da capital. São 146 unidades de ensino geridas pela Prefeitura do Natal que recebem a presença ostensiva dos guardas municipais lotados na Ronda Escolar.

A titular da Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Social, Sheila Freitas, explicou que nesses sete anos de serviço preventivo do Rope/GMN a ação é responsável pela diminuição de atos de vandalismo, furtos, arrombamentos, violência e outros delitos que antes aconteciam com frequência nas escolas municipais. O patrulhamento que alia a ostensividade, a doutrina do policiamento comunitário e a inclusão do agente de segurança pública no meio pedagógico vem dando resultados e é hoje de vital importância na comunidade escolar.

“O Rope realiza um trabalho de segurança que foca o profissional de segurança pública como um agente amigo do gestor escolar, do professor, do aluno e da família dos estudantes. É um modelo de segurança que a Prefeitura do Natal investiu e colhe resultados positivos, pois hoje não se pode imaginar o funcionamento da escola sem a presença amiga da Guarda Municipal”, comentou a secretária.

As atividades de segurança preventiva são realizadas pela Ronda Escolar da GMN aliando três pilares que convergem para associar, integrar e gerar participação do guarda municipal na comunidade escolar. A primeira é o trabalho da Ronda Escolar, que age patrulhando e visitando regularmente todas as unidades da rede pública do município. A segunda é voltada para o planejamento e a segurança de eventos promovidos pelas escolas. Nesse sentido, são implantadas medidas de segurança para atuar de forma móvel e fixa, dependendo das necessidades. Por fim, as ações sociais preventivas onde os alunos das mais variadas faixas etárias recebem dos guardas municipais palestras e informações de maneira lúdica, fomentando a imagem do policial como um agente protetor e amigo.

O coordenador do Rope/GMN, CGA Manoel Menezes, acrescentou que este ano as atividades de segurança comunitárias foram ampliadas em algumas escolas que contaram com apresentações musicais realizadas por uma banda montada por guardas municipais atuantes no Rope e que cantam agindo na animação de eventos escolares. “A participação dos nossos guardas Irami e Paulo Eduardo cantando músicas dos vários gêneros e interagindo com a comunidade vem fortalecendo a parceria escola, família e Guarda Municipal”, comentou.

O Rope foi criado em novembro de 2014 por meio de um convênio entre as secretarias municipais de Segurança Pública e Defesa Social (Semdes) e de Educação (SME). O convênio define as responsabilidades legais de atuação de cada órgão e garante recursos para o funcionamento do serviço de segurança preventiva.