A Escola Municipal Irmã Arcângela, situada no bairro Igapó, participou com o Projeto Gibiteca, da 11ª Feira de Livros e Quadrinhos de Natal (FLIQ), que aconteceu de 31 de agosto a 04 de setembro no Parque das Dunas. O Projeto Gibiteca ficou no espaço de artes e recreação infantil no início da Feira, interpretando com fantasias os personagens da Turma da Mônica, do desenhista Maurício de Sousa.

A professora de Religião, Maria Conceição Gomes Lourenço da Paz, criadora do projeto Amigos da Leitura da Gibiteca explicou que desenvolveu o trabalho de leitura usando as revistas em quadrinhos e rodas de leitura, oficina de desenho e pintura. “A proposta da Gibiteca na feira é incentivar as crianças para o ato da leitura com o gibi, porque devido a tecnologia, essas revistas em quadrinhos estão um pouco esquecidas e estamos resgatando essa leitura e encontrando resultado”, ressaltou a docente.

A professora Maria Conceição da Paz comentou ainda que participou do lançamento da coletânea do livro “Diálogos Freiriano, nos processos de trabalhos em educação, serviço social e saúde”, onde os profissionais relatam suas experiências, inclusive a Gibiteca, tem um artigo publicado nessa obra. “Enquanto professora da Rede Municipal de Educação, estou relatando em um artigo o projeto da Gibiteca. Esse trabalho começou em 2019 e somente esse ano o grupo de autores concluiu o livro”, observou.

Os alunos monitores realizaram a recepção das crianças na FLIQ, por meio de leituras e contação de histórias. A aluna do projeto Amigos da Leitura, Amanda Beatriz de Souza Silva, 13 anos, estava representando a Mônica. “A Gibiteca está ajudando as crianças a melhorar no aprendizado e na leitura. Na feira, estamos posando para fotos, reunindo as turmas das escolas visitantes para desenhar e fazer brincadeiras com as crianças”.

O estudante Elisson Gomes, de 13 anos, representando o personagem Cebolinha, comentou que a Gibiteca faz um trabalho itinerante. “Estamos ajudando com a leitura na linguagem de quadrinhos, brincando, fazendo fotos e até teatro, um pouco de cada coisa, para divertir as crianças”, resumiu.

O projeto da Gibiteca tem o objetivo de estimular a leitura usando gibis como recursos pedagógicos e as atividades consistem em rodas de leitura, visando a construção de competências e habilidades que possibilitem a interação e a proximidade com o universo da leitura. São trabalhados valores como compromisso, responsabilidade, união, solidariedade, zelo e amor.