O dia 6 de junho é lembrado como o Dia Nacional do Teste do Pezinho, com a intenção de conscientizar as famílias a levarem os recém-nascidos a realizarem o exame que pode detectar diversas doenças na primeira infância. A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) Natal, disponibiliza o exame de forma gratuita em todas as Unidades de Saúde do município.

"É importante que toda criança recém-nascidas realize esses testes, pois ele é capaz de detectar diversas doenças que podem não apresentar sintomas, mas que se não diagnosticadas e tratadas a tempo podem causar danos irreversíveis ao desenvolvimento dessa criança", comenta Isabel Lima, chefe do Núcleo de Saúde da Criança na Secretaria Municipal de Saúde (SMS) Natal.

O teste é realizado a partir da coleta de algumas gotas de sangue no calcanhar do recém-nascido. É indicado preferencialmente para crianças dos três aos cinco dias após o nascimento. "Quando a criança nasce, se ela permanecer na maternidade por um período maior que 72 horas, o teste é feito no local, mas em casos em que a criança é liberada com 48 horas de vida, ela deve ser levada a uma unidade de saúde a partir do terceiro dia de vida para realizar o teste", explica Isabel.

O teste do pezinho, como é mais conhecido, faz parte do Programa Nacional de Triagem Neonatal (PNTN), que é um conjunto de ações preventivas, responsável por identificar precocemente indivíduos com doenças metabólicas, genéticas, enzimáticas e endocrinológicas, para que estes possam ser tratados em tempo oportuno, evitando as sequelas e até mesmo a morte. Além disso, propõe o gerenciamento dos casos positivos por meio de monitoramento e acompanhamento da criança durante o processo de tratamento.