Natal receberá 1.288 unidades habitacionais da primeira etapa do Minha Casa Minha Vida, sendo 464 unidades referentes a três projetos da Prefeitura de Natal. O anúncio foi feito nesta quarta-feira (22), pelo Governo Federal/Ministério das Cidades, em cerimônia no Palácio do Planalto, em Brasília.

“O problema do déficit habitacional é um dos maiores em todo País. Aqui em Natal trabalhamos firme para atacar de frente essa questão. A aprovação de mais três empreendimentos da Prefeitura para o programa Minha Casa Minha Vida mostra que estamos no caminho certo”, comenta Álvaro Dias apontando que a capital obteve 100% de aprovação no que diz respeito às solicitações de entes públicos. “Enviamos três projetos e todos foram aprovados”, reforça.

A secretária de Habitação, Regularização Fundiária e Projetos Estruturantes (Seharpe), Shirley Cavalcanti, comemorou os números. “Conseguimos aprovar todos os nossos projetos e também boa parte do que foi enviado pela iniciativa privada foi aprovada”, explica. “A soma de todos os resultados foi um resultado excelente para Natal, superou todas as nossas expectativas”, reforça Shirley.

De acordo com a Seharpe, as 464 unidades destinadas à Prefeitura de Natal estão divididas em empreendimentos que serão construídos na Zona Oeste da capital potiguar. No bairro do Guarapes serão 200 unidades no Residencial Guarapes. No bairro das Quintas são dois empreendimentos. O Residencial Quintas do Potengi 1, terá 200 unidades e o Residencial Quintas do Potengi 2 abrigará 64 unidades. Todas as unidades públicas são apartamentos.

“Esses empreendimentos foram selecionados e agora temos 150 dias para elaborar os projetos executivos, obter as licenças para construção e aprovar isso no Governo Federal (Ministério e Caixa Econômica Federal) e a partir daí vai ser aprovado, assinado contrato, mas essa aprovação é a garantia que estamos dentro das próximas etapas. E aí é correr com esses projetos para poder viabilizar esses empreendimentos”, explica a secretária da Seharpe.

Entre os contemplados inscritos através da iniciativa privada estão empreendimentos no bairro do Guarapes (Condomínio Residencial Água Marinha - 176 unidades), Nossa Senhora da Apresentação (Residencial Moema Tinoco - 200 unidades), Planalto (Residencial Bosque do Planalto - 224 unidades) e Lagoa Azul com o Residencial Lagoa Azul l e Residencial Lagoa Azul II (cada um com 224 unidades).

Para esses casos, a Prefeitura de Natal foi quem lançou o edital de chamamento público para selecionar empresas do segmento da construção civil, construtoras e incorporadoras interessadas em se habilitar para apresentar projetos e executar obras de empreendimentos incluídos no programa Minha Casa, Minha Vida.

O cadastramento on-line dos interessados em participar dos sorteios para destinação das unidades habitacionais dos futuros empreendimentos continua aberto. “Agora que temos a garantia dos empreendimentos, se faz mais necessário ainda que as pessoas se cadastrem e atualizem suas inscrições”, enfatiza a secretária Shirley Cavalcanti.

A inscrição está sendo feita pelo endereço eletrônico: https://habitacao.natal.rn.gov.br/. Além de novas inscrições, os cidadãos que já possuem cadastro no banco de dados da secretaria municipal de Habitação, Regularização Fundiária e Projetos Estruturantes (Seharpe) poderão atualizar seus dados. O público-alvo da ação é o de pessoas com renda mensal de 0 até R$ 2.640, compondo o grupo da faixa 1.

O cadastro é feito totalmente pela internet, entretanto, a Seharpe informa que os cidadãos com dificuldade de acesso aos meios eletrônicos e digitais podem se dirigir até a sede do órgão, situada na Rua Princesa Isabel, 799 - Cidade Alta - para efetuar a sua inscrição. O expediente na secretaria é de segunda a sexta-feira das 08 até às 14 horas. O aplicativo Natal Digital também contará com uma aba específica para direcionar os usuários ao link para realização do cadastro.