No mês de Julho, a Secretaria Municipal do Trabalho e Assistência Social - Semtas, irá proporcionar aos idosos acompanhados pela Prefeitura do Natal momentos de lazer, cultura, orientações sobre alimentação e envelhecimento saudável e elevação da autoestima. A Campanha "Julho Branco" tem início nesta segunda-feira (04) com a finalidade de promover e conscientizar  os indivíduos que integram outras faixas etárias sobre a importância do idoso, alertando sobre como ele deve ser tratado, os motivos para este tratamento especial e seus direitos. 
 
Para a gestão, essas ações proporcionam muito mais que um dia de lazer, promovem cuidado, informação e conscientização para todos. "A população idosa no Brasil está crescendo muito e hoje representa uma parcela bastante significativa. Buscamos ouvir suas necessidades, atendendo seus anseios, levando alegria, inclusão e esperança. Precisamos fortalecer as políticas públicas em defesa e na promoção dos direitos e da vida dos nossos idosos", afirma a secretária da Semtas, Ana Valda Galvão. 
 
Com diversas ações, os Centros de Convivência para Pessoas Idosas Marly Sarney e Ivone Alves terão durante todo o mês uma programação com oficinas, presença circense, sarau, passeios, música, dança, poesia, esporte e lazer, tendo na abertura do Julho Branco, realizada nesta segunda-feira (04), aula de ginástica no Centro de Convivência para Pessoas Idosas Marly Sarney. 
 
O destaque deste ano será o retorno dos Jogos Municipais do Idoso 2022 que acontecerão nos dias 20 e 21  e que tem dentre outras finalidades valorizar a pessoa idosa, promovendo seu acesso à prática de atividades esportivas, recreativas, culturais e de lazer, na perspectiva da inclusão e da promoção do cuidado físico e psíquico. Os idosos dos Centros de Convivência e das Casas de Longa Permanência participarão das seguintes modalidades: dança de salão, dança coletiva, caminhada, jogos de tabuleiro (dama e dominó) e Câmbio. 
 
No final do mês, a Semtas em parceria com as secretarias municipais de Esporte e Lazer (SEL), Saúde (SMS), Mobilidade Urbana (STTU), Conselho Municipal da Pessoa Idosa e UFRN,  promove o Dia D "Julho Branco", com apresentação cultural, atendimento e orientações na área da saúde, aula de zumba, oficina sobre direito a carteira de transporte, corte de cabelo, design de sobrancelha, sessão de fotos, entre outras atividades. 
 
1º concurso literário de poesia e pintura 
 
O edital do concurso literário para a pessoa idosa de poesia e pintura em tela, com o tema central “Desafios do Envelhecer: Experiência e Esperança” continua aberto até o dia 15 de julho. 
As obras deverão ser inéditas e escritas em língua portuguesa e ser de autoria própria. As inscrições serão gratuitas e realizadas presencialmente ou por procuração, na Casa dos Conselhos Municipais, situada na Avenida Trairi, 784 – Petrópolis,  no horário das 9h às 13h, de segunda a sexta-feira. O resultado final (29/08) estará no Endereço Eletrônico https://natal.rn.gov.br/dom .
 
Julho Branco
 
Instituído no calendário oficial de eventos do Município do Natal, por meio do Decreto n° 6713/2017, objetivando o desenvolvimento de campanhas alusivas à dignidade da pessoa idosa, ao envelhecimento saudável e à conscientização quanto à violência contra idosas(os), devendo ser celebrado anualmente. A escolha pelo termo "Julho Branco" se deu ao relacionar o mês de comemoração ao Dia dos Avós – celebrado em 26 de julho – e ao fazer referência aos cabelos brancos próprios dos idosos.