Com alegria e sorriso nos olhos os idosos do Centro de Convivência para Pessoas Idosas, Ivone Alves, chegaram para participarem do “dia D”  evento realizado em parceria com as secretarias municipais do Trabalho e Assistência Social (Semtas), de Esporte e Lazer (SEL) e da saúde (SMS).

A atividade teve como objetivo promover e conscientizar as pessoas para o envelhecimento saudável, orientação sobre doenças, corte de cabelo, verificação de pressão, atendimento médico, orientações coletivas sobre alimentação saudável para envelhecimento ativo, saúde bucal, combate às arboviroses, além da artfeira uma exposição de trabalhos manuais de pessoas idosas do Ivone Alves.

Para muitas pessoas, o artesanato é uma prática artística que melhora os aspectos cognitivos, físicos e psicológicos dos idosos. Nos equipamentos da Semtas, contudo, esses aspectos se amplificam, pois a atividade contribui ainda para o aumento da autoestima e no rendimento econômico dos integrantes do serviço de convivência e fortalecimento de vínculos da Instituição.

É importante lembrar que violência contra o idoso é crime, com pena de reclusão que varia de seis meses a um ano de multa.  O diretor do Departamento de Proteção Social Básica, Cristiano Manoel, enfatiza a importância do idoso fazer a denúncia. “Ao idoso que se sentir negligenciado, precisa denunciar. Vários são os lugares que você pode abrir denúncia, tem o conselho do idoso municipal, o disk 100, Ministério Público e delegacia especializada do idoso. A gente quer colocar para a pessoa idosa que ela é protagonista da sua própria história", finalizou.

O encerramento contou com  música ao vivo e prática de exercício físico. Ao todo, cerca de 100 idosos participaram dos usuários do Ivone Alves participaram do “dia D”.

Julho Branco

Desde o início de julho uma série de eventos estão sendo promovidos com a finalidade de promover e conscientizar  os indivíduos que integram outras faixas etárias sobre a importância do idoso, alertando sobre como ele deve ser tratado, os motivos para este tratamento especial e seus direitos, como os jogos municipais da pessoa idosa, que promoveu momentos de lazer e interação, entre outras atividades desenvolvidas pelas secretarias municipais da prefeitura do Natal.

Instituído no calendário oficial de eventos do Município do Natal, por meio do Decreto n° 6713/2017, objetivando o desenvolvimento de campanhas alusivas à dignidade da pessoa idosa, ao envelhecimento saudável e à conscientização quanto à violência contra idosas(os), devendo ser celebrado anualmente.