A Secretaria Municipal de Educação de Natal, por meio do Departamento de Ensino Fundamental está promovendo até a próxima sexta-feira (16), a formação do programa MenteInovadora, que acontece nos três turnos, no Centro Municipal de Referência em Educação Aluízio Alves (Cemure). Estão participando 100 professores do 1º ao 9º ano de 12 escolas de Ensino Fundamental e 200 profissionais (educadores infantis, gestores e coordenadores) dos Centros Municipais de Educação Infantil que trabalham com a metodologia da Mind Lab. Na tarde da terça-feira (13), aconteceu a abertura da formação inicial.

O Programa MenteInovadora trabalha com uma metodologia utilizada em mais de 20 países e que desenvolve habilidades para os estudantes lidarem com os desafios da vida. Projetado pela empresa Mind Lab, atua proporcionando experiência de aprendizagem envolvendo conceitos pedagógicos e a tecnologia. Além disso, a ferramenta de ensino baseia-se nas experiências de aprendizagem e avaliação do potencial do desenvolvimento de cada usuário.

Neste primeiro encontro, os professores realizaram o cadastro na plataforma, reconheceram e identificaram o material didático, como o kit do aluno e do professor, receberam orientações sobre como estudar os conteúdos do livro e da plataforma, além de conhecer os pilares da metodologia como jogos de raciocínio, métodos metacognitivos e a importância do professor mediador no programa. Houve ainda a prática didática dos jogos Procurando Dodô (1º ano), Cat e Mice (2º ano) e Castelo do Dragão (3º ano).

A professora formadora da Mind Lab, Jullyanne Soares de Azevedo, destacou que a  metodologia do Programa MenteInovadora está na Rede Municipal de Ensino de Natal desde do ano de 2013, orientando o professor como aplicar toda essa proposta curricular pedagógica na sala de aula. “O programa MenteInovadora tem como objetivo o desenvolvimento de habilidades cognitivas, sociais, emocionais e éticas e nós utilizamos como ferramenta lúdica, jogos de raciocínio para o desenvolvimento dessas habilidades com ênfase na aprendizagem significativa e no papel do professor mediador", explicou.

O assessor pedagógico e coordenador do programa na SME-Natal, Otávio José Oliveira Fideles, reforçou que as estratégias aplicadas em sala de aula, estimulam mais o aprendizado dos estudantes. “Enquanto os estudantes jogam, os professores têm o papel de mediar como eles raciocinam para atingir seus objetivos e verificar que habilidades precisam desenvolver mais para alcançá-los, perceber os estudantes que se destacam na liderança e promover reflexões. Ao final da aula, os estudantes são estimulados a relacionar as situações vivenciadas nos jogos com o cotidiano, discutindo a aplicação dos aprendizados na vida deles. O trabalho é sistematizado com auxílio dos livros do programa", descreveu.

Viviane Gomes, professora da Escola M. Professor Reginaldo Ferreira, localizada no Parque dos Coqueiros, comentou a proposta de aplicar o programa junto aos estudantes. “Estou com muita expectativa que eles aprendam mais e desenvolvam novos conhecimentos no aprendizado das disciplinas de acordo com a faixa etária das turmas", resumiu.

Atualmente, participam do programa MenteInovadora, as Escolas Municipais Monsenhor Joaquim Honório, Nossa Senhora da Apresentação, Professor Antônio Campos e Silva, Professor Reginaldo Ferreira Neto, Professora Laura S.Maia , Professora Tereza Satzuqui A. de Carvalho, Professora Zeneide Igino de Moura, Professora Zuleide Fernandes, Santos Reis, Professor Ulisses de Góis, Professor Veríssimo de Melo e João XXIII e os Centros Municipais de Educação Infantil Professora Stella Lopes da Silva, Professora Maria Luiza S.de Souza, Professora Francisca Célia M de Sousa, Professora Marize Paiva, Professora Claudete Maciel, Galdina B.S. Guimarães, Professora Antônia Fernanda Jalles, Professora Claudia Oliveira de Farias, Professora Terezinha de Jesus L. de Souza e Professor Arnaldo Arsênio de Azevedo.