A Secretaria Municipal de Educação de Natal, por meio do Departamento de Ensino Fundamental, realizou a primeira formação com o tema “Comunicação Poderosa: construindo uma cultura de paz a partir da escola”, para gestores da Rede Municipal de Ensino. A aula inaugural foi ministrada pela assessora pedagógica e formadora, Mona Lisa Dantas e aconteceu nesta quarta-feira (18), no auditório da SME.

O objetivo da formação é espalhar a comunicação positiva nas escolas da Rede Municipal, utilizando primeiramente os gestores, que podem formar essa corrente nas escolas. Nessa formação para os gestores, eles conheceram as práticas mais respeitosas a partir da comunicação, as crenças limitantes que os estudantes adquirem quando os professores gritam, quando punem, quando colocam de castigo e o que acontece quando uma criança é muito elogiada.

De acordo com a professora formadora Mona Lisa Dantas, a formação é o pontapé inicial para um projeto maior dentro do tema comunicação positiva, que ocorrerá nas escolas em 2024. "Para que os professores possam conhecer práticas mais assertivas e mais respeitosas de se trabalhar com as crianças em sala de aula, para que elas tenham crenças mais libertadoras em relação à vida, que elas aprendam sobre cooperação e respeito. No próximo ano vamos trabalhar por escola, a formação não será mais com alguns professores, será com a escola inteira, dessa forma nós poderemos nos aprofundar mais nesse conteúdo”, explicou Mona Lisa Dantas.

Participando da formação, a diretora pedagógica da Escola Municipal João XXIII, Cintia Daniele Oliveira do Nascimento, contou que já tinha tido contato com Mona Lisa anteriormente, mas, no encontro de hoje, pode rememorar como é importante trabalhar de forma positiva com os estudantes, priorizando uma comunicação não violenta. "Dessa forma eu me animo para repassar isso para os professores e que a gente possa desenvolver na escola. Inclusive, a minha escola já está desenvolvendo, a gente vai ter uma atividade em que a temática vai ser escola, espaço de paz e diversidade, que já envolve um pouco disso. Acho que as nossas escolas públicas precisam que essas temáticas sejam inseridas, que a comunicação entre professor e aluno, entre gestão e professor, que tudo isso possa ser potencializado. E eu acho que é isso que esse curso proporciona”, disse.

A secretária adjunta de Gestão Pedagógica, Naire Jane Capistrano, ressaltou que  “essa formação é um momento importante para a nossa vida pessoal, mas essa vida pessoal se mistura com a profissional, e é o professor como profissional e indivíduo, que forma os nossos alunos. É uma formação para a vida, para a família, para a escola, para os pais, os professores irão carregar esses conhecimentos que estão sendo compartilhados”. Gestores da Rede Municipal participam de formação sobre Comunicação Não Violenta